Mudar de cidade, começar uma faculdade e morar sozinho ou com os amigos, a vida de estudante universitário tem muitos desafios e para tornar a adaptação fácil é importante morar em um bom local. A busca de imóvel para estudantes começa logo após a aprovação no vestibular. Tenha um bom planejamento para conseguir alugar e mobiliar o local antes do início das aulas. Confira algumas dicas para a locação de imóveis.

Antes de alugar

1) Planejamento.
 Comece a analisar as possibilidades de moradia com antecedência e de acordo com as suas necessidades. Entre no site da imobiliária e cheque as opções. Se for morar sozinho analise kitnets e apartamentos.

2) Localização.
 Dê prioridade para imóveis perto da faculdade que irá cursar. Morar próximo à universidade facilita o retorno em atividades fora do período de estudo para trabalhos e estudo na biblioteca.

3) Orçamento.
 Fique atento ao valor que dispõe para locação e taxa de condomínio.

4) Transporte.
 Se não tiver carro, leve em consideração os custos de transporte para morar longe e o quanto irá economizar se escolher um imóvel próximo à faculdade.
Conhecendo as opções

5) Visite os imóveis disponíveis.
 Após analisar o site da imobiliária, agende um horário para pegar as chaves dos imóveis e ver de perto as alternativas. Tenha sempre mais de uma opção, pois as propriedades podem já estar reservadas.

Imóvel escolhido. E agora?

6) Documentos.
 Para iniciar o processo de locação de um imóvel para estudante será necessário preencher uma proposta com informações pessoais e apresentar cópia da RG e CPF, comprovante de residência e de renda (demonstrativo de pagamento ou imposto de renda). O locatário precisa ter mais 18 anos.

7) Garantias.
 Existem duas formas de garantia: fiadores ou título de capitalização.
Fiadores: é necessária a apresentação de dois fiadores que possuam bens imóveis livres e desimpedidos, localizados até 100 km do município de locação, e cuja análise cadastral estará sujeita às normas da empresa.
Título de capitalização: aquisição de um título de capitalização junto a Seguradora Sulamérica, equivalente a 12 vezes o valor do aluguel e acessórios da locação, sendo estabelecido um valor mínimo estipulado para cada locação. Este valor ficará aplicado junto à seguradora com reaplicação a cada 12 meses. Com a rescisão da locação o valor será restituído ao locatário, respeitadas as cláusulas e condições da apólice do seguro.

8) Contrato de locação.
 Leia com atenção o contrato e confira todas as informações: valor, prazo, data de vencimento e regras de multa por atraso e saída antecipada do imóvel.