Muitas vezes, sofremos com tentar encaixar tudo dentro de um apartamento menor, os móveis não cabem, as coisas parecem mal organizadas e nada parece estar harmônico. Pensando nisso, a Addad Volpe imóveis separou algumas dicas de decorações para apartamentos pequenos do site Decor Fácil para que você consiga minimizar seus problemas ao enfrentar esses tipos de situações:

01 – Cores claras.

Aposte sempre em cores claras quando desejar passar uma sensação de espaço amplo. Historicamente falando, os interiores brancos foram adotados por padrão justamente pela diminuição do tamanho dos imóveis. É importante salientar que este truque é útil tanto para ambientes, quanto para móveis. Contudo isso não impede que você use tons vibrantes, para isso, adote a cor em apenas uma das paredes ou então em ornamentos decorativos.

02 – Espelhos.

Os espelhos são imbatíveis quando o assunto é amplitude visual. Eles são os melhores amigos dos ambientes menores e sem dúvida, altamente decorativos quando usados de maneira correta. Você pode aplica-lo em uma parede inteira ou em pontos específicos como na parede atrás da mesa de jantar. Para um visual mais “clean”, prefira espelhos sem moldura.

03 – Deixe o piso livre.

Coloque tudo no alto e livre, o máximo possível, o chão de objetos e móveis desnecessários. Um exemplo é optar por um painel para TV ao invés de um rack. Você obtém o mesmo resultado, trocando estantes e aparadores, por nichos. Mesas de centro e mesas laterais também podem ser dispensadas da decoração. Com o chão livre, o apartamento fica mais funcional e confortável.

04 – Móveis sob medida.

Se seu orçamento permitir, móveis planejados sempre serão as melhores opções para apartamentos pequenos. Com eles, você otimiza o espaço e ainda tem a opção de escolher os repartimentos e divisões dos armários da forma que for mais adequada.

05 – Iluminação.

Este é um dos itens mais importantes da lista. Quanto mais janelas houver melhor. Se tiver poucas ou ambientes sem janela, invista em um projeto de iluminação artificial que consiga ser eficiente. Lembre-se sempre que luzes brancas dão uma melhor iluminação, por isso, invista em luzes amarelas apenas em ambientes que precisam ser mais aconchegantes, como varandas, e salas de TV. Para os quartos, vale a pena apostar em uma iluminação mista, onde você possa selecionar o tipo de luz de acordo com a ocasião.

06 – Disposição dos móveis.

Quem mora em um imóvel pequeno, sempre se depara com o fato da falta de espaço para móveis. Uma aposta bacana é apostar na disposição vertical. Por exemplo, em uma lavanderia estreita, você pode dispor a lavadora em baixo e criar um nicho para colocar a secadora em cima.

07 – Portas de correr.

Portas de correr liberam um espaço muitas vezes inutilizados que são ocasionados pelo “giro” ao abrir a porta. Isso pode aumentar o espaço para um guarda roupa, por exemplo.

08 – Móveis multiusos.

Uma opção versátil é apostar em móveis multiusos ou que se “camuflam” no ambiente. Uma mesa que seja retrátil, um sofá-cama ou até mesmo uma escada dobrável, podem resolver suas necessidades de uma forma muito simples e dinâmica.

09 – Paredes e divisórias de vidro.

Essa opção é viável mas exige um certo cuidado. Você pode colocar divisórias em sua casa, porém sempre tome cuidado com o ambiente em que você deseja isolar.

10 – Separação de ambientes pelo piso.

Uma outra forma criativa de divisão de ambientes é apostar na troca de pisos, por exemplo, na cozinha e banheiros, procure pisos claros, já em quartos e salas, procure tons mais escuros e que não sejam de piso frio.

Com algumas destas dicas, temos a certeza de que você conseguirá revolucionar seu espaço! E aí? Gostou? Então compartilhe essa ideia com todas as pessoas que você acha que gostaria de repaginar seu ambiente!